segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

FUNDAÇÃO MESTRE BIMBA - Outorgantes Constituidores

1 - AILTON FERREIRA DOS SANTOS
2 - ALMIR FERREIRA DA SILVA
3 - ANGELO AUGUSTO DECANIO FILHO
4 - ASSUERO fERREIRA DE JESUS
5 - BOAVENTURA BATISTA SAMPAIO
6 - CREMILTON FERREIRA PEREIRA
7 - DERMEVAL DOS SANTOS MACHADO
8 - ERALDO DIAS MOURA COSTA
9 - FREDERICO JOSÉ DE ABREU
10 - HIGINO CARDOSO DE SOUZA FILHO
11 - IRÊNIO ALBUQUERQUE BRANDÃO
12 - JAIR FERNANDES DE MOURA
13 - JOÃO GABRIEL CRUZ PINTO R. DA COSTA
14 - JOSUÉ DAS CHAGAS MENEZES
15 - LUIS LOPES MACHADO
16 - LUIZ CARLOS VIDAL DOS SANTOS
17 - MANOEL GARRIDO RODEIRO
18 - MANOEL NASCIMENTO MACHADO
19 - MARINALVA NASCIMENTO MACHADO
20 - VALMIR SILVA DOS SANTOS
21 - ZENILDO SILVA DOS SANTOS

Lançamento do filme em Salvador-BA
















sábado, 1 de dezembro de 2007

Briefing FILHOS DE BIMBA ESCOLA DE CAPOEIRA



FILHOS DE BIMBA ESCOLA DE CAPOEIRA, sob a direção de Mestre Nenel, é parte fundamental na estrutura organizacional da Fundação Mestre Bimba, responsável pela aplicação e fiscalização dos seus objetivos, preconizados no Estatuto Social, Capítulo I.
Cumprindo a sua missão institucional, de implantar e estimular a criação de Núcleos para a prática e o ensino da Capoeira Regional, administra a seguinte rede:
NO BRASIL: Núcleo Salvador-BA; Núcleo Limeira-SP; Núcleo Ribeirão Preto-SP; Núcleo São José do Rio Preto-SP; Núcleo São Paulo; Núcleo Araçatuba-SP; Núcleo Birigui-SP.
NO EXTERIOR: London Branch; Newcastle Branch; Croatia Branch; Belgium Branch; Stuttgart Branch; Napolis Branch; Lete Branch.

Briefing FUNDAÇÃO MESTRE BIMBA

FUNDAÇÃO MESTRE BIMBA, oficializada em 30 de Novembro de 1994, é pessoa jurídica de direito privado, sem finalidade lucrativa, de duração indeterminada, inscrita no CGC 00.343.170/0001-79, com Sede e Foro na Cidade de Salvador, Capital do Estado da Bahia, localizada na Rua Gregório de Matos, Edifício 51s, Pelourinho, Salvador-BA, CEP 40.025-060, declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual 9.023/2004-BAHIA e Lei Municipal 5.259/1997-SALVADOR/BA. A Fundação tem como fins:
CAPÍTULO I – DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS DA FUNDAÇÃO.
1. Preservar e difundir a obra de Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) e o seu legado cultural africano;
2. Realizar pesquisas, conferências, cursos, seminários, intercâmbio cultural, publicações, exposições e outras atividades correlatas no campo da capoeira, da sua história e da cultura africana na Bahia;
3. Divulgar as técnicas da fabricação de instrumentos musicais e outros relacionados com a capoeira, entre outras manifestações da cultura africana;
4. Promover a formação e o aperfeiçoamento de Mestres segundo os princípios pedagógicos de Mestre Bimba;
5. Implantar e estimular a criação de Núcleos para a prática e o ensino da Capoeira Regional;
6. Colaborar com as entidades culturais e esportivas afins.

Briefing ZUMBIMBA


Evento que ocorre desde 1991, entre os dias 20 e 23 de Novembro, festejado em Praças Públicas, Instituições Culturais e Ginásios de Esportes. As datas: 20 de novembro de 1695, Zumbi, denunciado por um antigo companheiro, é preso e degolado aos 40 anos de idade; 23 de Novembro de 1899, no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, Bahia, nasce o menino Bimba.
Evento rememora a importância histórica desses extraordinários homens, enaltecendo a obra de cada um e o legado por eles deixado.
MESTRE BIMBA, em reconhecimento ao seu trabalho de resgatar a auto-estima do capoeirista, contribuindo com o seu trabalho para excluir do Código Penal as sanções impostas pela pratica da Capoeira. Trouxe-a para as Escolas e criou a primeira Escola de Capoeira do Brasil. Grande educador desenvolveu uma metodologia própria e a introduziu em diferentes segmentos sociais da sociedade baiana, disseminando-a para o Brasil e para o Mundo.
ZUMBI DOS PALMARES, grande guerreiro e estrategista militar, líder nato da resistência contra a dominação portuguesa, recusou a paz e alforria para os quilombolas de Palmares, por não admitir que uns negros fossem libertos e outros continuassem escravos. Além disso, tinham os quilombolas suas próprias leis e crenças e teriam de abrir mão de sua cultura. Zumbi é hoje, para a população brasileira, um símbolo da resistência, e a data da sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. As festividades se iniciam com palestras acerca dos homenageados, rodas de capoeira e samba de roda. O período de realização recai no mês de Novembro, entre os dias 20 e 23 inclusive, comemorativos da morte de Zumbi, 20, e nascimento de Mestre Bimba, 23.
O evento é uma manifestação popular rica em musicalidade. Músicas típicas da capoeira, toques de berimbau e cânticos de quadras. Músicas e cânticos afros movimentam os participantes e público em geral em sambas e dança do maculêlê. Os trajes utilizados são os próprios da capoeira, das baianas e dos rituais afro.
Os instrumentos utilizados são pandeiros, berimbaus, atabaques e bastões de madeira. Todo o ano é distribuído cerca de 300 camisas a convidados e participantes, com ilustrações que configuram o tema do evento.

O GUARDIÃO DA CAPOEIRA REGIONAL

Manoel Nascimento Machado, Mestre Nenel, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Mestre Bimba, é o GUARDIÃO dos fundamentos da metodologia criada pelo seu Pai, Mestre Bimba.
CAPOEIRA REGIONAL, manifestação cultural essencialmente baiana, desenvolvida pelo memorável Mestre Bimba, na primeira metade do século XX.